quarta-feira, 12 de dezembro de 2012


BULLYING DIRETO E BULLYING INDIRETO
 
         O bullying praticado por meninos se diferencia do que é praticado pelas meninas.  Em regra geral o bullying pode ser dividido em duas formas: bullying direto e bullying indireto.  De acordo com Calhau (2010) e Chalita (2008) a forma direta é mais praticada pelos agressores do sexo masculino que utilizam geralmente a força física e as atitudes são insultos, apelidos ofensivos por um longo período de tempo, comentários racistas, agressões físicas (tapas, empurrões, chutes), extorsão de dinheiro etc.
         O bullying indireto é mais praticado pelas meninas que utilizam, sobretudo os ataques morais como espalhar fofoca, inventar mentira, entre outras atitudes que têm como objetivo levar a vítima ao isolamento social. As diferenças entre o bullying praticado pelos meninos e pelas meninas não significa que são sempre dessa forma. Segundo Fante (2011, p.66) “uma tendência mundial indica que o bullying anteriormente sempre associado ao comportamento masculino, vem ganhando cada vez mais espaço entre as meninas”. De acordo com a autora as meninas estão copiando os comportamentos agressivos dos meninos inclusive fazendo uso de maus-tratos físicos como uma forma de demonstrar poder.
 
Referências:
CALHAU, Lélio Braga. Bullying: o que você precisa saber: identificação, prevenção e repressão. 2 ed. Niterói, RJ: Impetus, 2010.
CHALITA, Gabriel. Pedagogia da amizade. Bullying: o sofrimento das vítimas e dos agressores. São Paulo: Gente, 2008.
FANTE, Cleo. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 6 ed. Campinas, SP: Verus Editora, 2011.
 

12 comentários: